segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A todos desejo um Feliz dia dos Professores !

Ser professor é professar a fé e a certeza de
que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés...

Feliz dia dos professores!!


Abraço à todos

Palestra com o profº Dr. Hilário Inácio Bohn

Foi realizado no dia 07 de outubro de 2011,a palestra com o profº Dr.Hilário Inácio Bohn–UCPEL, na Universidade Regional de Blumenau – FURB em que abordou o tema “Professor, intelectual da contemporaneidade”. Neste seminário,o palestrante provocou uma reflexão sobre os desafios do professor em face às mudanças da sociedade, e destacou que o profissional de educação necessita de uma leitura de mundo e da condição humana para poder compreender a dinâmica sócio-política-economica-cultural. Falou sobre a importância do papel do professor e sua tarefa intelectual ou seja de “ inventar almas” e construir a humanidade. Destacou o papel do intelectual: Impedir o desaparecimento do passado, apresentar leituras alternativas, reconstruir áreas de coexistência em lugar de campos de batalha e redistribuição de recursos que advogue o imperativo teórico contra as imensas acumulações de poder e capital que tanto distorcem a vida humana.

Este evento contou com a participação de acadêmicos e professores da FURB.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES FORMADORES

AUTORA: ANGELITA MARIA GAMBETA STUEPP

Objetivo de compreender as concepções de alfabetização e letramento nos dizeres das professoras formadoras. Os objetivos específicos estiveram centrados em descrever trajetórias de vida profissional  das formadoras, analisar os eventos que interferiram na constituição docente de cada uma e desse, quais contribuíram para o ingresso superior e para o entendimento de como conceberam a articulação entre alfabetização e letramento, e entender os discursos que circulam, sobre essa temática, na formação inicial, de professores de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental