quinta-feira, 24 de maio de 2012


Escola de Educação Básica Victor Hering - PIBID
Bolsistas: Karla Schwantz 
                 Rosenilda Souza dos Santos
Turma: Primeiro ano do Ensino Fundamental
Alfabetização e Letramento
PROJETO: JOGOS EDUCATIVOS 
                                                    
                                                                     Subprojeto: Pescaria
Objetivos:

  • Trabalhar em grupo;
  • Reconhecer as letras do alfabeto;
  • Identificar  e agrupar os peixes por cores;
  • Formar uma palavra com o peixe pescado.

Desenvolvimento da atividade:
                        Na sala de aula, dividimos a turma em dois grupos, A e B. A atividade teve como objetivo a interação dos grupos. Uma criança de cada grupo pescou os peixes que estavam dentro de uma bacia com água, cada peixe tinha uma letra do alfabeto. Assim que pescava um dos peixes, as crianças falavam uma ou mais palavras com a letra pescada, podendo ter auxílio do grupo. Depois que todos pescaram os peixes, a turma construiu em conjunto a ordem do alfabeto e fizeram a leitura do mesmo. Após, agruparam os peixes por cores, contaram, circularam e escreveram a quantidade de  peixes de cada grupo. 



Escola de Educação Júlia Lopes de Almeida
Turma: 3º Ano
Professora: Marilu
Pibidianas: Simone e Talita
Data de Intervenção: 19/04
Projeto: 

                                              Animais e a diversidade: vamos estudá-los?

No decorrer do projeto intitulado “Animais e a diversidade: vamos estudá-los?” retomamos com o grupo a reflexão sobre a variedade de animais existentes em nosso planeta, cada qual com suas especificidades e características. Questionamos-os como a ciência estuda estes animais? Eles podem ser divididos? Como pode ser esta divisão?
A partir do diálogo com as crianças e do cartaz com figuras de diferentes animais, produzidos na aula anterior, iniciamos uma conversa com intuito de sondar os conhecimentos prévios dos alunos, estes foram dando suas opiniões de como os animais poderiam ser divididos para serem melhor estudá-los. Iniciamos então a construção do conceito de animal vertebrado e invertebrado, a partir da fala de um aluno, que comentou que a minhoca e o passarinho são diferentes, porque a minhoca é mole.“Por que a minhoca é mole?” “O que o passarinho tem que a minhoca não tem?” 
Os alunos foram conversando, e responderam que a minhoca não tem esqueleto. Explicamos então que os animais podem ser divididos em animais vertebrados e invertebrados. Vertebrados, são os animais que não possuem coluna vertebral e invertebrados são aqueles animais que não possuem coluna vertebral como eixo de sustentação. Explicamos que no grupo dos invertebrados há animais que têm esqueleto externo, outros que têm esqueleto interno e outros que não têm esqueleto. Esse grupo não tem coluna vertebral, isso não significa que não tenha esqueleto.
Questionamos os alunos, mas afinal o que a coluna vertebral?  A partir de uma apresentação de slides, vizualimos nossa coluna e dialogamos para que serve nossa coluna. Tocamos nossa coluna e a de nossos colegas. Com a resposta das crianças que a coluna serve para dar sustenção ao nosso corpo, mostramos figuras do corpo de alguns animais, para identificar se tinham coluna vertebral destes animais ou não.
Com a imagem do corpo dos animais foi mais fácil compreender a função de nossa coluna e classificar os animais. Retomamos o cartaz inicial, dividindo os animais em vertebrados e invertebrados. Apresentamos também um vídeo explicativo sobre as características dos animais vertebrados e invertebrados.
Para finalizar nossa aula, propomos o jogo da batata-quente, mas de forma diferenciada. Os alunos sentaram-se em roda, e a música tocava, ao parar da música, cada aluno tinha que retirar a figura de um animal da caixa e defini-lo como animal vertebrado e invertebrados e colocá-lo no cartaz adequado.

Objetivos da aula:

* Observar e comparar diversos animais;
*  Diferenciar animais vertebrados e invertebrados;
*  Compreender a função da coluna vertebral em nosso corpo e dos animais;
*  Identificar características dos animais vertebrados;
*  Identificar características dos animais invertebrados;

Avaliação:

A avaliação foi processual, com foco na participação e envolvimento dos alunos no decorrer da aula, finalizando com o jogo, em que possível perceber o entendimento dos alunos em relação ao conceito de animal vertebrado e invertebrado. 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

PARABÉNS A TODOS QUE EXERCEM ESSA FUNÇÃO TÃO ESPECIAL!


Ser Pedagogo...

Ser Pedagogo não é apenas ser Professora, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Dona de escola.
É mais do que isso
É ser Responsável.
Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios.
Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão em nosso dia a dia.
Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos.
Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião.
Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande
nas mãos.
Talvez até mesmo o futuro...
Nas mãos de um Pedagogo concentra- se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão...
Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo.
Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida.
Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.
Hoje em dia ser Pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumista
não torna-se uma profissão muito atraente, e realmente não é.
Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano.
Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista.
As pessoas perderam- se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade,
é triste pensar assim, muito triste
pois este é o mundo dos nossos filhos
crianças que irão crescer e tornar- se adultos.
Adultos em um mundo muito poluído de idéias e sentimentos sem razão.
Adultos que não sabem o que realmente são
Alienados, com interesses voltados apenas pelo Ter e não pelo Ser.
Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir.
Pode ser ideologia pensar assim, mas como Pedagogos temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer.
E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar.

Vanessa B. de Carvalho

sexta-feira, 18 de maio de 2012

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM ESCOLA DA PONTE?

NA SEXTA- FEIRA 25/05 O PROF. DR. JOSÉ F. A. PACHECO VIRÁ ATÉ A FURB PARA DIALOGAR  SOBRE ESSA PROPOSTA.
PARTICIPE...