segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo PIBID  na Escola de Educação Básica Julia Lopes de Almeida - I semestre de 2012
 

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Texto Coletivo realizado com a turma do 1° ano II na Escola Vitor Hering

1° aula

Objetivos
  • Construir um texto coletivo, a partir de imagens.
  • Desenvolver conhecimentos acerca da língua português.
  • Conceituar texto.
  • Valorizar o trabalho em grupo.
  • Interpretar imagens apresentadas.

           Para iniciar a aula usamos uma música para que os alunos se concentrarem. Nossa aula tinha como objetivo a criação do texto coletivo. Assim, realizamos uma roda e começamos a explicar para os alunos sobre o que é um texto.  Os alunos sentaram numa roda, onde tiraram de dentro de uma caixa imagens, cada um tirou uma imagem, e começou a falar a sua história. Cada criança tirava uma imagem e a partir daquela imagem dava sequência à história.


            Nesta atividade percebemos que todos os alunos gostaram muito de fazer o texto coletivo, todos participaram. Usaram muito bem a sua imaginação, criaram um bom texto a partir das imagens. Foram capazes de continuar a história, mas devido ao tempo encerramos a atividade.
            Ao realizar o texto coletivo mostramos para as crianças que mesmo elas não sabendo escrever, já eram capazes de fazer um texto, usando a sua criatividade, pois tinham que usar as imagens que estavam na caixa. Desta forma trabalhamos na perspectiva do letramento, a partir das ideias de Magda Soares.

Segundo Soares (2003), alfabetização e letramento são processos distintos, de natureza essencialmente diferente, porém, são interdependentes e indissociáveis, pois uma pessoa pode ser alfabetizada e não ser letrada ou ser letrada e não ser alfabetizada.
           Texto realizado pelos alunos:

           UMA MULHER ESTAVA ATRAVESSANDO A RUA QUANDO UM CAMINHÃO PASSOU NUMA POSSA. ELA FICOU COM LAMA PELO CORPO INTEIRO. PEGOU O SEU CARRO E RESOLVEU IR À PRAIA SE LIMPAR. DEPOIS QUE ELA TOMOU BANHO, COLOCOU UM VESTIDO COLORIDO, COM FLORES E FOI A UM SALÃO DE BELEZA ARRUMAR O SEU CABELO. JÁ QUE ESTAVA NUM SALÃO, APROVEITOU PARA SE MAQUIAR, POIS VIAJARA NO FIM DO DIA PARA LAS VEGAS.

JUNTO NA VIAGEM, LEVOU O SEU CACHORRO PINGO QUE FOI NO COMPARTIMENTO DE ANIMAIS DO AVIÃO. PARA SE DELICIAR A MULHER LEVOU NA BOLSA UMAS BALAS PARA COMER NO PERCURSO. AO CHEGAR A LAS VEGAS, LOGO AVISTOU SUA AMIGA QUE ESTAVA LHE ESPERANDO  NA ENTRADA DO AEROPORTO.  ELAS LEVARAM AS MALAS EM CASA E FORAM ASSISTIR A UMA PARTIDA DE FUTEBOL E DEPOIS AO SHOW DOS “REBELDES”.

2° aula


Objetivos
                              

  • Identificar as letras das palavras;
  • Perceber a ausência das vogais e completar com letras de EVA;
  • Compreender que as sílabas são formadas por duas letras;
  • Registrar as palavras por escrito;
  • Trabalhar coletivamente.

 Em outras aulas trabalhamos o texto coletivo com os alunos. Cada criança ganhou uma cópia do texto e realizou o desenho da história. Era preciso trabalhar as vogais com os alunos, assim fizemos fichas com os nomes das imagens utilizadas no texto coletivo sem as vogais. A turma foi dividida em pequenos grupos de no máximo 5 alunos. Cada grupo recebeu inicialmente 2 fichas contendo as palavras das imagens do Texto Coletivo. O desafio foi completar as palavras com as vogais certas usando as letras de EVA. Em seguida, cada um do grupo registrou na sua folha as palavras completas. Após todos completarem a primeira rodada realizaram o rodízio de palavras.

            Palavras que os alunos precisavam completar com as vogais:



M_lh_r        C_rr_     C_ch_rr_    M_qu_ _g_m    C_b_l_    F_t_b_l    

R_b_ld_s     V_st_d_    B_l_

 Heloisa Regina Schmitt e Silvia Buzana.
 Salete Nunes da Silva.

1° ano II.